• Apenas correspondências exatas
    Pesquisar no título
    Pesquisar no conteúdo
    Procurar nas Páginas
    Pesquisar em páginas

História

História

Em homenagem ao Diretor da E.F.C.B., Coronel Vespasiano de Albuquerque e Silva.

27 de Dezembro

Vespasianense

Aproximadamente 130 mil habitantes.

É famosa por sediar a Cidade do Galo, centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro. Banhada pelos Rios Córrego Sujo, Ribeirão da Mata e Córrego Carrancas e pertence a Bacia do Rio São Francisco torna a cidade mais atraente e um clima mais agradável.

Tropical de Altitude
Temperatura Média – 21,1º C

Casa da Cultura de Vespasiano – Museu
Prédio construído em 1927, possui um grande acervo de centro de pesquisas, com um Museu Histórico Dona Marianna da Costa e um Museu do Folclore “Saul Martins”.
Rua: Francisco Lima – Centro

 

Palácio das Artes Nair Fonseca Lisboa

Possui a Escola Capitão Carambola onde oferece cursos na área de Música, Cerâmica, Criatividade, Desenho, Teatro, Pintura e outros. O teatro também possui as salas de exposições Oscar Raimundo Machado e José Aguiar Pinto Coelho, e o auditório de teatro Valtério Araújo Valle que acomoda 219 pessoas.

Rua: Francisco Lima, s/nº – Centro

 

Praça JK (Quarterão Fechado JK)
Linhas Arquitetônicas modernas, coreto, fonte luminosa, relógio de sol e bem arborizada, é usada para manifestações populares e artísticas, cumprindo seu papel de integração social.
Localização: Centro

 

Praça Renato Barbosa Fonseca

Construída com base na história local, lembrando as velhas seretas e encontros sociais da classe estudantil. Localização: Centro

 

Praça Santana

Área pequena, tendo ao centro uma capela e uma gruta de concreto. Ao fundo a imagem de São Cristóvão, é uma das praças mais antigas do município.Localização: Centro

 

CAM-Clube Atlético Mineiro

O Atlético é um dos clubes mais estruturados do futebol brasileiro. De seu patrimônio, fazem parte a Cidade do Galo, Shopping Diamond Mall, Sede Administrativa de Lourdes, Vila Olímpica, Labareda e Lojas do Galo. O centro de treinamento do Atlético é referência mundial. Em Maio de 2010, foi eleito o melhor CT do BrasiCom uma área de 250 mil m², é “Uma Verdadeira Cidade”. A Cidade do Galo possui quatro campos de tamanho oficial, hotel de 1ª linha para concentração, com 20 suítes, sala de jogos, restaurante, auditório, deck de madeira panorâmico e cozinha se- mindustrial, moderna sala de fisiologia, departamento médico e odontológico, vestiários, academia completa com equipamentos de última geração, piscina aquecida, tanque de gelo, caixa de areia e lavanderia. Em 2010, entre outras benfeitorias, o Atlético instalou, no Campo Um, a grama utilizada nos melhores estádios do mundo, e inaugurou um avançado Centro de Fisiologia do Esporte.

Vespasiano destaca-se pelas suas manifestações folclóricas, como o tradicional Boi-da-Manta, Congado e possui o Museu do Folclore Saul Martins, dos mais completos do gênero no país.

Situada a apenas 15 Km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves – um dos  principais do País; e a 18 Km do Aeroporto da Pampulha. Encontra-se a 40 km do centro da capital mineira e vizinha à Cidade Administrativa (sede do poder executivo estadual), Vespasiano conta hoje com 130 milhabitantes.

Em 1969, instalou-se na sede do município, a primeira grande indústria, a Cia. Alterosa de Cervejas (mais tarde ocupada pela Cia. Antártica de Cervejas).  Vespasiano começou assim a se ingressar na era industrial.

Em 1973, instalou-se Às margens do Ribeirão da Mata, a Soeicom, e o distritoIndustrial“ Prof. José Vieira de Mendonça”, em 1976, onde se instalaram indústrias de grande e médio porte, como a Mannesmann  Demag Ltda., Belgo Mineira Bekaert  Artefatos de Arame Ltda. E mais tarde a Indústria Gessy Lever Ltda, cujas instalações, hoje, são ocupadas pelo Laboratório Hermes Pardini,

O crescimento industrial do município acompanhou o “boom” do crescimento do Estado de Minas Gerais , o que resultou numa grande concentração populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As indústrias ali instaladas propiciaram nova base econômica da qual o município ressentia e estas indústrias aceleraram o crescimento demográfico da região, anteriormente dinamizado por Belo Horizonte/Contagem.

Vespasiano desponta hoje como um dos municípios mais promissores da RMBH, possuindo e oferecendo as condições mais objetivas para o desenvolvimento da região como umtodo e a nível municipal, reforça e amplia  sua vocação industrial.

Os recursos existentes, aliados à infraestrutura e à proximidade da capital, privilegiam a região, que é servida por rodovias (MG-424 e MG 010 – Linha Verde) dois aeroportos (Pampulha e o Internacional “Tancredo Neves”) e rede ferroviária, com dupla bitola, comunicando-se dessa forma com as principais capitais e centros comerciais do país, inclusive portos. E, além disso, políticas públicas e uma série de novos projetos de infraestrutura em curso, hoje no Vetor Norte, ampliam ainda mais essa perspectiva de amplo desenvolvimento nos próximos anos.

Vespasiano conta ainda com a mais revolucionária eficiente e ecologicamente correta fonte de energia fóssil que é o gás natural, fruto de uma conjugaçãode esforços, para diversificar  a matriz  energética estadual,

O gás natural que é um combustível não poluente, também chamado de “Energia Verde”, substitui o óleo combustível, lenha ou carvão, entre outros, proporcionando importante ganho ambiental.

Por estas peculiaridades e localização estratégica no Vetor Norte, o Município de Vespasiano constitui-se, tecnicamente, em forte e natural opção para expansão industrial da RMBH.

Hoje, com sua vocação industrial cada vez mais consolidada, Vespasiano abriga grandes empresas que se instalaram na cidade. Nos últimos anos, o município tem assumido sua vocação para o desenvolvimento e se tornado um polo industrial emergente. Hoje, a cidade figura como uma das mais importantes do setor industrial do estado, atraindo a atenção de empresas pelas inúmeras vantagens competitivas que a cidade oferece.

Na condição de município circunvizinho da capital do Estado e de Confins, município que abriga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Vespasiano passou por transformações sociais e estruturais profundas na última década. De cidade periférica com uma insipiente vocação industrial, Vespasiano se tornou uma das principais beneficiadas da transferência da sede do poder estadual para a Cidade Administrativa e das políticas de desenvolvimento para o Vetor Norte. Os investimentos deslocaram o eixo do desenvolvimento para a região, atraíram inúmeros empreendimentos, mudaram as condições de infraestrutura e provocaram um boom imobiliário no entorno da Linha Verde. Todos estes movimentos mudaram a realidade da região com impacto socioeconômico positivo.

A cidade vive um momento favorável com tantas novas perspectivas, mas não há como pensar em desenvolvimento se ele não estiver ligado ao bem estar do cidadão, parte interessada e essencial ao sucesso de qualquer gestão pública. É pensando na humanização dos serviços, com atendimento de qualidade, que a atual administração está trabalhando. Por isso é preciso elevar o padrão dos serviços públicos prestados ao cidadão, para que fiquem motivados a participar como parceiros e agentes transformadores da realidade que vivem.